quarta-feira, 20 de maio de 2009

“Mulher, me pega uma cerveja!”


Ontem eu torci o pé. Passei horas no hospital e terminei com o tornozelo imobilizado. Quando cheguei em casa aconteceu algo extraordinário. Todo mundo me oferecia tudo na mão “ Quer água?”, “ Quer que eu pegue seu sapato?”, “Quer que eu mude canal pra você?” ( sim, de canal! Vale lembrar que torci o pé? )

Isso me fez pensar em um programa de televisão que assisti anti-ontem. Era um programa com tatuadores. Uma das tatuadoras estava falando da tatuagem que ela considerava seu melhor trabalho. Me fez rir. Eram dois retratos nas costas de uma mulher. Um retrato da avó e um retrato do avô, os dois emoldurados separadamente em preto e branco. Em cima da moldura do avô ( que era o primeiro retrato ) estava escrito “ Woman, get me a beer!” ( Mulher, me pega uma cerveja! ) e no da avô “Get one yourself!” ( Pegue você mesmo! )

Por que eu ri? Achei engraçado isso! Assim como as pessoas incapacitadas ( no caso, eu e meu pé ), fomos mesmo levadas a acreditar que homens, precisam de tudo nas mãos? Isso é cultural? Fiquei assustada.

Meu ex-noivo era uma figura engraçada. Ele não fazia o estilo machão e a primeira coisa que eu pensei foi “ Não, ele nunca me pediu isso, nem cerveja bebia!” Ao diabo que não! Pois ele pedia pior! Ele sorria, fazia aquela cara maravilhosa de Deus do pecado grego e falava carinhosamente “Amor, já que você está em pé, dá pra pegar um pacote de biscoitos na cozinha?”

Impressionante como fez sentido o quanto está na cabeça de nós mulheres o “servir”. Mas... porquê? Se homens são mesmo o sexo forte ( coisa que nunca acreditei, mas vou citar ) porque precisamos, nós, mulheres pegar as coisas pela casa? Recolher meias, blusas, toalhas ( benditas toalhas em cima da cama! ).

Entendi a avó da tatuada. E sim... odiei meu ex-noivo. Por razões históricas e sociais acabamos sempre “ pegando a cerveja” e hoje, eu estou pondo um basta nisso! ( Bruno, eu não vou pegar a cerveja ). E toda vez que me pedirem, me perdoe machismo, mas vou responder “ Ah, pega você mesmo né?”.
Por Bianca Andrade

2 comentários:

  1. Concordo com você amor, gostei de sua atitude,
    mas você sabe que eu não bebo :), mas meu refri vc pega né ?
    hAIUhuaihuiauhaUIAI
    Woman, get me a soda !
    o texto está ótimo, vc sabe como escrever, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. hahaha... Bia vc tá certa, eles fazem aquela carinha e pedem que a gente num sabe como dizer não! Eu mesma não sei dizer não pro Alessandro quando ele pede com jeitinho pra eu pegar algo pra ele, mas fazer uma gentileza de vez enquando é bom, eu acho, hehehe.. aí sempre tem uma gentileza daqui uma de lá né?

    Tá mto legal o blog, só que infelizmente ando sem tempo de visitar, mas sempre que der dou uma passadinha aqui oks? Bjos Marina

    ResponderExcluir